PROTOCOLO SANITÁRIO COVID-19 – REDE SUMMIT HOTELS
Revisão: 21/mar/2022
O recente decreto do governo do Estado de São Paulo adotou medidas menos restritivas, possibilitando aboliar o uso de máscaras, conforme aval de cada prefeitura.
Mesmo com o decreto, a máscara um item de segurança pessoal e pode ser utilizada por todos colaboradores e clientes que ainda desejam voluntariamente e espontaneamente, sem nenhuma restrição.
Nós da Summit Hotels garantimos que todos os nossos colaboradores já foram vacinados com as duas doses e estão totalmente imunizados, garantindo maior segurança para todos.
1. EPI'S OBRIGATÓRIOS
A. Luvas látex: A&B – todo o tempo durante o preparo e contato com alimentos e utensílios;
2. COLABORADORES
A. Caso o colaborador realize teste e tenha resultado positivo para Covid-19 fazer quarentena conforme orientações médicas;
B. Passar álcool 70% em gel nas mãos após chegar e durante todo o dia a cada manipulação e toques em maçanetas, superfícies, etc.
Ideal cada um ter a sua embalagem no bolso para facilitar o uso;
C. Os banheiros dos colaboradores e áreas comuns/lazer devem ser higienizados duas vezes ao dia. Colocar controle de limpeza atrás da porta com data /horário da última limpeza (anexo II deste protocolo).
3. ATENDIMENTO AO HÓSPEDE – CHECK-IN / OUT
A. Controle de acesso com espaçamento de 1,5 m entre os hóspedes, fazer demarcação no chão com adesivos. Evitar filas e não permitir aglomeração no lobby. Nos horários de picos de check-in organizar acesso na porta do hotel e no check-out, se necessário, agendar horários para evitar aglomerações;
B. Uso opcional e voluntário de máscara:
C. Hóspede positivo para Covid-19 terá serviço diferenciado por 14 dias ou até apresentar o resultado negativo do vírus (Covid-19), sendo servido apenas na porta do apartamento e sem arrumação;
D. Álcool em gel na chegada: o recepcionista deve estimular o uso do álcool em gel a cada cliente que chega ao hotel;
E. O cartão chave dos aptos deve ser higienizado quando entregues e recebidos dos hóspedes;
F. Os cartões de débito e crédito devem ser inseridos pelo próprio hóspede nas maquinetas e após cada utilização o teclado das maquinetas deve ser higienizado;
G. Manter álcool 70% em gel em todas as áreas de acesso do hóspede: balcão da recepção, entrada e saída do restaurante; em frente aos elevadores; academias; demais áreas externas de acesso do hóspede.
H. Manter dispenser com álcool 70% em gel dentro dos elevadores para utilização após apertar os botões;
I. Sinalizar todo o hotel com comunicados, placas e adesivos de acordo com as orientações deste protocolo para que todos saibam os cuidados que estão sendo tomados (evitar sinalizações com impressão em papel sulfite e/ou manuscrito dar preferência a material gráfico).
J. Tirar todos os comunicados com obrigatpriedade de uso de máscaras do hotel.
4. SERVIÇOS NOS APARTAMENTOS
A. Orientar a governanta a abrir as janelas e portas antes da arrumação ou no maior tempo possível caso a UH esteja ocupada, para que a ventilação elimine os vírus que possam estar flutuando no ambiente;
B. Arrumação e limpeza: além da assepsia realizada normalmente, deve ser realizadas uma limpeza mais apurada, deve-se passar nas superfícies e vidros álcool 70% líquido ou outro desinfetante mais indicado pelo fornecedor, tomando os devidos cuidados com os móveis para não danificar;
C. O serviço de alimentação nos apartamentos deve ser entregue na porta para o hóspede. O hóspede deve ser orientado a deixar os utensílios no chão do lado de fora do apartamento para serem recolhidos. O colaborador deve higienizar as mãos antes e depois da entrega, e depois da assinatura da comanda. É preferencial a utilização de luvas de látex descartáveis;
5. CUIDADOS NAS ÁREAS COMUNS
Com a flexibilização em alguns municípios as áreas comuns precisam ser adaptadas para retomada das atividades. Verificar a fase de seu município e o decreto de flexibilização do município e atentar para as orientações da administradora:
A. Piscinas: reabrir obedecendo as regras do decreto de seu município, porém atender as recomendações da administradora, como: manter somente o mínimo necessário de espreguiçadeiras com uma mesa de apoio com distanciamento de 1,5 metros entre e realizar análise de PH da água diariamente, sendo o ideal entre 7,2 e 7,6.
B. Eventos podem ser realizados desde que seja possível ventilação natural. O hotel deverá disponibilizar álcool 70% em gel na sala suficiente para o número de pessoas.
C. Reuniões de trabalho podem ocorrer desde que o ambiente esteja arejado;
D. A limpeza das áreas comuns em elevadores, maçanetas, corrimãos, balcões e demais áreas e superfícies de contatos, devem ocorrer ao menos 2 vezes ao dia com álcool líquido 70%, fixar o controle de limpeza no maior número de ambient/e possível;
E. Banheiros das áreas comuns devem ser limpos e higienizados duas vezes ao dia, especialmente vasos sanitários, torneiras, botões de descarga e maçanetas;
F. Academias e fitness center podem ser utilizadas obedecendo as regras do decreto de seu município, porém atender as recomendações da administradora, tais como: distanciar os equipamentos com 1,5 metros um do outro, manter janelas abertas, manter álcool líquido 70% para higienização dos equipamentos por cada usuário e álcool em gel no ambiente. O hotel deverá realizar higienizações do ambiente sempre que necessário e ao menos uma vez por dia.
6. SERVIÇOS DE A&B
A. Caso o estabelecimento opte por montar buffet no restaurante, o mesmo somente poderá ser servido com o uso de luvas e/ou alcool em gel;
B. Café da manhã – O serviço poderá ser no salão do restaurante respeitando a distância de 1,5 metros entre as mesas, fornecimento de luvas e alcool em gel para as pessoas se servirem do buffet;
C. Coffee breaks – O serviço poderá ser oferecido com fornecimento de luvas e alccol em gel para as pessoas se servirem do buffet;
D. Os garçons devem sempre usar luvas;
E. Os pratos serão servidos cobertos e protegidos com cloches e/ou filmes de pvc. Os talheres e copos protegidos e embalados;
F. Os alimentos transportados até os apartamentos devem sempre estar totalmente protegidos por cloches, filmes de PVC e embalagens;
ESTAMOS FAZENDO TODOS OS ESFORÇOS PARA PRESTAR UM SERVIÇO COM SEGURANÇA, SEMPRE PRIORIZANDO A SAÚDE DOS NOSSOS CLIENTES E DOS NOSSOS COLABORADORES!
Canal aberto para sugestões: contato@summithotels.com.br
Cordialmente,
Rui Uchôa
CEO
SUMMIT HOTELS